quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Moradores do Jardim Vila Rica sofrem com ausência de pavimentação das ruas

Rosana Ibanez - Foto: Aparício Reis
Bairro espera por guias, sarjetas e asfalto desde que foi fundado, há mais de 30 anos.
No Jardim Vila Rica, os moradores do bairro sofrem com a ausência de guias, sarjetas e pavimentação asfáltica há mais de 30 anos.

"Nós estamos abandonados pela Prefeitura. Já fizemos várias reivindicações e nada foi feito até o momento. A última vez que fui ouvida, o prefeito Sebastião Almeida prometeu que de janeiro a março deste ano as obras seriam iniciadas, mas até agora nada aconteceu", afirmou Carmélia Bispo dos Santos, moradora do bairro há 17 anos.

Entre os maiores transtornos estão a poeira, que tem provocado diversas doenças respiratórias principalmente nas crianças; e a onda de lama e entulho que invade as residências em dias de chuva, junto com o esgoto que tem um acúmulo de lixo e água suja - que em vários pontos corre a céu aberto. Toda essa situação provoca a proliferação de insetos e roedores e, especificamente em dias chuvosos, as vias se tornam intransitáveis.

"Nos dias de chuvas nós temos que ficar com a enxada cavando para que a água não invada a nossa casa. Corremos risco de morte em pleno temporal para tentar proteger as nossas coisas", afirmou Terezinha Moura da Silva Santos, moradora há 18 anos do local.

Além de todas as dificuldades os moradores ainda enfrentam a ausência de serviços básicos como coleta seletiva de lixo, entrega de gás e assistência médica.

"Se nós chamamos uma ambulância ela leva mais de meia hora para conseguir chegar até aqui, porque as ruas são intransitáveis e isso coloca em risco a vida de todos nós", ressaltou Erasmo José Amélio, morador há 21 anos do local.

Obras não são realizadas apesar de estarem previstas no PAC 2.

Para tentar reverter esse caso, desde 2009, o vereador Eduardo Carneiro (PSDB) tem acompanhado a situação dos moradores e enviado requerimentos ao Executivo. Segundo ele, a pavimentação das ruas, que seria a solução de todos os demais problemas, já estava prevista na primeira fase de recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) com um repasse de R$ 5,32 milhões. No projeto receberiam o beneficio 13 ruas onde residem cerca de 5 mil famílias.

"Esperamos que o prefeito e os respectivos secretários ouçam o clamor dos moradores da Vila Rica, pois além de todos os problemas relatados o direito de ir e vir da comunidade está sendo cerceado", enfatiza o vereador.

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não se manifestou sobre as providências que serão tomadas no local.

Fonte: guarulhosweb.com.br

Um comentário:

  1. É uma pena não ter na Cidade um Canal de TV aberta, isso se repete por toda a cidade, exitem ruas que tem guia e sarjeta desde 1992 que ainda não fora pavimentadas, o Prefeito Sebastião Almeida, tem sido omisso com a cidade, se aproveitando do trabalho de outros prefeitos para seus grandes projetos, construindo CEUs onde já havia o beneficio, Exemplo é o Jd. Cumbica que foi pavimentado pelos Prefeitos Paschoal Thomeu e Vicentino Papotto tornando assim possível a construção de mais uma Unidade do CEU. A atual administração não administra para os mais carentes como dizem, e sim procuram fazer o mais fácil e o que julgam promover a imagem do Prefeito Petista. Como é o caso dos grandes espetáculos promovidos pela Prefeitura, isso não significa que nós guarulhenses não merecemos, afinal somos a 8ª economia do País, e a 2ª do Estado, o que é inadmissível é com toda riqueza que fazemos questão de exaltar, ainda temos bairros totalmente sem o beneficio da pavimentação e infra-estrutura. Uma Administração que teve 12 anos para cuidar das pessoas e não o fez, não merece mais uma chance, chega.

    ResponderExcluir