segunda-feira, 20 de junho de 2011

Destruidor de Tumores

Em São Paulo, ultrassom inédito no País e na América Latina atua contra células de câncer


Da Redação

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) já está utilizando um serviço de ultrassom, conhecido como transdutor para liberar pulsos de ultrassom, que, por meio de ondas sonoras de alta frequência, destrói células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia. O novo equipamento também será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Único na América Latina, o aparelho de custo de R$ 1,5 milhão consegue produzir um calor capaz de queimar as células de câncer, sem afetar os tecidos vizinhos saudáveis.

Dispensando o uso de anestésicos, a técnica conta apenas com sedativo e permite que o paciente deixe o hospital no mesmo dia. “Essa tecnologia existe há cerca de 10 anos. Foi criada por empresas norte-americana e israelense, mas pela primeira vez está disponível para uso clínico na rede pública na América do Sul. Ela destrói tumores, sem danificar outros tecidos, e abre novas fronteiras de aplicação na medicina, da área oncológica até a redução de dores na coluna”, conta Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp. Seis procedimentos já foram realizados com sucesso em mulheres com miomas, tumores benignos de tecido muscular e fibroso que afetam o útero. A expectativa agora é testar em metástases ósseas, quando as células danificadas se espalham pelo corpo. (G.B.)

Fonte: www.folhauniversal.com.br

2 comentários:

  1. Um equipamento de saúde fantastico! e muito caro esta em uma hospital referencia em cancer, panse em quantas pessoas este equipamento ira ajudar no nstituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
    Quero dar um exemplo só o que foi gasto na feira do livro em guarulhos no ano 2011 daria para comprar 3 equipamentos iguais a este! Sempre tenho a impressão que esta sobrando dinheiro em Guarulhos, quando vejo o HMC precisando de reforma Unidades de Saúde na mesma situação e crianças morrendo por falta de infra-estrutura me questiono o que estamos fazendo para mudar isto.

    ResponderExcluir
  2. Pesso para que comentem esponha sua opinião! não podemos mudar o mundo mais podemos começar mudando onde moramos!

    ResponderExcluir