quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filho de Néfi Tales pede abertura de investigação

Assessoria imprensa

Pouco depois de o presidente abrir a sessão da Câmara de Guarulhos nessa terça-feira, 14 de junho, a discussão sobre a morte das crianças no Hospital Municipal da Criança (HMC). O advogado Néfi Antonio de Castro Tales, filho do ex-prefeito Néfi Tales, utilizou a tribuna livre para pedir aos vereadores a investigação das mortes ocorridas no período de 52 dias.

Nefinho lembrou os fatos ocorridos em 1998 e chegou a citar a atuação do líder do PT na Câmara, o então vereador Orlando Fantazini que, segundo ele, apresentou vários pedidos de cassação de Néfi Tales. O orador disse possuir um laudo do Instituto Adolfo Lutz comprovando que as mortes dos bebês, em 1998, foram por causas externas.

Ele elogiou o grupo que tenta manter viva a possibilidade de investigação. Nefinho também pediu que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) acompanhe a situação e exija a investigação, tal como fez no passado. “A OAB esteve presente em todo aquele momento, que acompanhe aqui também”, solicitou. Para Nefinho, a Câmara tem o dever de investigar a administração pública. “Se não houver culpa, o próprio prefeito vai sair daqui com um atestado de idoneidade”, declarou.

O filho do ex-prefeito se mostrou indignado com a Comissão de Saúde que anunciou na tribuna dia e hora na qual faria uma vistoria no Hospital da Criança. “Tenho certeza que foram recebidos com café da manhã, menos com os problemas que lá existem”.

Pouco antes, o médico e vereador Ricardo Rui (PPS) havia declarado, na tribuna, que assinaria o requerimento que propõe a abertura de investigação. O requerimento tem agora oito assinaturas. O autor do documento, Eduardo Carneiro (PSL), disse que essa situação exige sim um posicionamento. “Espero que os vereadores reflitam sobre o assunto”, disse Carneiro.
SESSÃO

Dos sete itens pautados na Ordem do Dia, dois deixaram de ser votados por falta de parecer e os outros cinco foram aprovados. Dos projetos aprovados em definitivo estão: "O tratamento e assepsia da areia contida nos tanques destinados ao lazer e recreação infantil existentes nos parques do Município de Guarulhos”, do vereador Eduardo Kamei (PSDB); a “Instituição da Semana da Assistência Social Cidadã, a ser realizada anualmente no mês de maio”, da vereadora Luiza Cordeiro (PC do B).

Também será encaminhado para sanção do prefeito o projeto do vereador Edmilson Souza sobre "As denominações de vias públicas, sem nomenclatura oficial, localizadas no loteamento Jardim Maria do Carmo - Bairro Pimentas." (José Américo Pereira, Sebastião Justino da Silva, Alzira Barbosa de Souza, Domingos Bispo de Oliveira e Manoel Viana de Souza). Por fim, os vereadores aprovaram uma alteração de dispositivos da Lei Orgânica Municipal, relacionados a licenças de vereadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário