segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alckmin reafirma que Metrô e Trem chegarão em Guarulhos

A linha 15-Branca, que vai sair de Vila Prudente, sudeste da Capital, até a Rodovia Dutra, em Guarulhos Alckmin reafirma que Metrô e Trem chegarão em Guarulhos.



Durante visita de inspeção às novas instalações das estações Luz e República da Linha 4-Amarela realizada na manhã de anteontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reiterou promessa de entregar até o final de sua gestão a linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 15-Branca, que vai sair de Vila Prudente, sudeste da Capital, até a Rodovia Dutra, em Guarulhos.

“Queremos todos os aeroportos ligados por trem”, destacou Geraldo Alckmin sobre os projetos para os aeroportos de Congonhas, Zona Sul da Capital, e o Aeroporto Internacial de Guarulhos, em Cumbica. O governador disse ainda que há planos para expandir o transporte atender também a outros bairros guarulhenses. “Teremos uma estação no Cecap e iremos até o aeroporto. Estudamos ir até o bairro dos Pimentas”, anunciou o governador. As obras devem ter início até o final do ano que vem.

Para a Linha 15-Branca, o projeto prevê um estacionamento na estação que deve ficar em um trecho da Rodovia Dutra “para que as pessoas deixem o carro e peguem o Metrô”, disse. O trajeto da linha sairá da estação Vila Prudente, Linha 2-Verde. Segundo o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, a execução das obras depende de licitação, que deve ocorrer ainda neste mês.

2 comentários:

  1. Guarulhos precisa é de uma linha de metrô/trem que chegue até o centro, e não apenas na periferia, perto do aeroporto, porque são os bairros próximos da zona norte de São Paulo que estão mais desfalcados em termos de transporte público. Basta olhar no mapa metroviário da região metropolitana de SP para ver. Há linhas de trens e metrô em todas as áreas, mas entre a estação Tucuruvi do metrô e a zona sul e leste de Guarulhos há apenas um imenso vazio cinza... Não temos sequer corredores de ônibus.

    É uma vergonha que a 2ª cidade mais importante do estado - e uma das mais importantes do país - seja tão negligenciada desse jeito, sobretudo na região central que, por não estar próxima ao aeroporto, parece que simplesmente não existe para os interesses políticos, que só estão de olho mesmo é na copa e nos jogos olímpicos, ou seja, nos lucros que conseguirão com eles...

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  2. Prezados,
    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, a segunda opção teria como ponto final, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.
    Entendo ser uma opção a ser estudada é a ligação desta linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e o projeto da linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, ficou nos absurdos ~80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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