quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Índice de mortalidade infantil na cidade aumenta em 2010 devido à expressiva queda em 2009

Justificativa é da Secretaria de Saúde, que registrava decaída nos índices desde 2005.
Após a divulgação dos resultados da Fundação Seade relacionados à mortalidade infantil em todo o estado, onde apontou que Guarulhos apresentou um crescimento de 16,5% em relação a 2009, a Secretaria de Saúde do município informou que na verdade o que houve foi uma queda atípica há dois anos, resultando neste aparente crescimento.

Em 2009 o índice era de 10,94 óbitos, sendo a marca abaixo do nível nacional, no ano passado o número voltou a subir e o município registrou 12,7 óbitos de crianças menores de um ano de idade a cada mil nascidas vivas. De acordo com a pasta os índices veem sofrendo queda desde 2005, quando registravam 14,66. Já em 2006 (13,99), em 2007 (13,97) e 2008 (13,30).

Segundo a Secretaria, a queda apresentada nos últimos anos é reflexo da adesão do município ao Pacto de Redução pela Mortalidade Materna e Infantil, onde há um investimento nas maternidades públicas, com a aquisição de novos equipamentos, e na criação de mais leitos, com a inauguração da maternidade do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso.

Além disso, há outros investimentos, como a criação do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, que atua no sentido de apontar as necessidades de intervenções para se evitar mortes, no desenvolvimento de ações de incentivo ao aleitamento materno e na ampliação das coberturas vacinais e da estratégia Saúde da Família, bem como a participação em programas sociais, como o Bolsa-Família, de geração de trabalho e renda, além de intervenções em saneamento básico e para a diminuição do analfabetismo.

A mortalidade infantil é o principal indicador da saúde pública segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o período da última medição, nasceram em Guarulhos 20.405 crianças, destas 259 morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário