segunda-feira, 26 de março de 2012

A entrega de Uniformes nas escolas da rede municipal em Guarulhos Vira Espetáculo.


Por: Mariano Junior
A Prefeitura através da Secretaria da Educação, todos os anos no mês de Março promove um verdadeiro espetáculo para a entrega dos uniformes escolar. O uniforme é importante, oferece aos alunos condição de igualdade e cidadania. Além de significar economia para as famílias. 

Tive a oportunidade de acompanhar uma dessas entregas, e confirmar tudo que já tinha ouvido de amigos e moradores nas ruas. Os pais são convocados para receber os uniformes, além de toda estrutura montada para receber os pais, o evento também se parece muito com um comício político, não é simplesmente a entrega dos uniformes, pois estamos falando de Educação, O Prefeito Sebastião Almeida, aproveita o palco, para falar de outros temas, como Tratamento de Esgoto e Terminais de Ônibus etc. 

Observei que os uniformes poderiam ser entregues, nas Escolas Municipais, pela direção, professores e demais funcionários, dispensando o show, o espetáculo, armado para que os pais possam assistir e ouvir o Prefeito falar, deixando em segundo plano seus a fazeres em casa. 

Após o evento, Prefeito, Secretários, Vereadores e Funcionários deixam o palco, e centenas de pais, avos, adolescentes, mães com carinho de bebê, entre outras situações. Agora os pais deixam o espaço coberto para enfrentar o sol escaldante em uma fila que demora aproximadamente 40 minutos para receber o Uniforme. 

Todo este espetáculo montado sai do seu objetivo principal, a entrega do Uniforme. Cada um desses eventos tem um custo médio de R$ 10 mil reais com organização e equipamentos, gastos de forma desnecessária, pois a entrega interessa principalmente aos pais que tem filhos na Escola Municipal. Podendo ser divulgado internamente, nas próprias Escolas, dispensando a publicidade em Jornais, Sites e até mesmo nos materiais das crianças, como na capa dos cadernos entregues pela Prefeitura. 

Subestimando a inteligência e a paciência, de cada pai, de cada mãe que tem seu filho matriculado em uma escola Municipal. 

Todo isto mostra o desespero do Governo Sebastião Almeida em convencer as pessoas de que esta fazendo um bom trabalho. Quando o normal seria que a cidade sentisse esta melhora de forma natural. A Prefeitura conta com um arsenal de publicidade para convencer os Guarulhenses “Nunca antes na história de Guarulhos” se fez tanta publicidade, como: Outdoors, Jornais, TV, Sites, Panfletagens, Shows, Eventos, Carnaval até mesmo nos cadernos recebidos nos Kits escolares, em tudo que for possível, demonstrando insegurança e um Governo em busca de auto-afirmação.

Um comentário:

  1. Estudei em escola pública, na minha época (e olha que nem sou tão velha assim) uniforme e livros eram dados normalmente, agora é esse 'espetáculo'...
    Que vergonha.

    ResponderExcluir