quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Oposição entra na Justiça com ação popular contra o IPTU

Políticos da oposição entraram com ação popular na Justiça de Guarulhos, nesta quinta-feira, para anular o aumento do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) de 2013. 

A medida foi requerida pelo PSDB: por Geraldo Celestino, líder na Câmara; pelos vereadores Romildo Santo e Gilvan Passos; e por Carlos Roberto, deputado federal e presidente municipal do partido. 

A ação considera que o aumento do IPTU foi feito de forma “irresponsável” e pede que ele seja suspenso. 

O principal argumento é que o cálculo dos lançamentos tributários foi feito por agentes fiscais, o que seria inconstitucional, já que a tarefa seria privativa da categoria profissional dos inspetores fiscais de renda. 

É a mesma tese defendida no ano passado pela Associação dos Inspetores Fiscais de Renda de Guarulhos, que havia entrado na Justiça em abril contra o trabalho dos agentes fiscais. 

Segundo a Associação, a Justiça de Guarulhos teria concedido favorável aos inspetores no dia 23 de novembro. 

Consultada pelo DG, no entanto, a Prefeitura informou desconhecer essa liminar. 

Como a ação do PSDB foi ajuizada nesta quinta, a Prefeitura só deve ser notificada nesta sexta-feira, ou na segunda (4). 

No mesmo dia, outro vereador da oposição, Guti (PV), também disse que pretende entrar com uma representação contra o IPTU perante o Ministério Público.

Fonte: diariodeguarulhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário