quarta-feira, 26 de junho de 2013

DEPUTADO RAMALHO PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIDADÃ

























“A segurança é um direito inalienável de todo cidadão”. A afirmação é do deputado estadual e líder sindical Ramalho da Construção que participou, nesta terça-feira, 26/7, do 1º Simpósio Internacional de Segurança Cidadã, organizado pelo Instituto Chamberlain, através do seu Núcleo de Articulação Voluntária – NAV, do qual o parlamentar é membro. A abertura do evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, foi do presidente da Casa, deputado Samuel Moreira. Na sequência falaram o deputado Ramalho da Construção, o ex-ministro da Justiça José Gregori, que também apresentou uma carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, congratulando a iniciativa, o presidente do Instituto Chamberlain José Roberto de Souza Dias e o ex-governador Alberto Goldman.


A palestra magna do simpósio foi da ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, com o tema Crimes do Poder e os Danos para a Sociedade e a Democracia. No início ela citou o jurista Eugenio Zaffaroni, da Suprema Corte argentina. “Para ele, nenhum dos crimes que corroem as bases de sustentação do Estado pode ser perdoado; eles exigem de nós todo o rigor”, afirmou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o deputado Ramalho, destacou a importância da realização desse evento e o estímulo para a discussão do tema, tão importante nos dias de hoje. “Este é o primeiro passo para a construção da segurança cidadã”, garantiu.

Para o parlamentar, o tema não pode ser tratado de forma simplista. “A segurança, em seu imenso leque de possibilidades, envolve diversas áreas do conhecimento como educação, cidadania, ética, entre outras. Por isso a necessidade de reunir a sociedade civil e especialistas na área para tratarmos sobre o assunto”, explicou.

Durante todo o dia e na presença de uma imensa plateia, especialistas no assunto se revezavam na tribuna abordando os diversos temas propostos pelas bancas do simpósio. Entre os debatedores: Gustavo Ungaro, Eduardo Graef, Ives Gandra Martins José Renato Nalini, Eliseu Gabriel, Berenice Giannella, Edmundo Lima de Arruda Junior, Túlio Kahn, Charles Saba, diretor da USPIT (EUA), Richard Rippy, superintendente de Policia do Condado de Lake (EUA), Shane Mc Sheehy, comandante da SWAT da Cidade de Eustis (EUA), coronel Marco Antônio Severo Silva e o secretário adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Carlos da Ponte.

A conclusão desse Simpósio Internacional resultou em uma indicação que o deputado Ramalho da Construção está apresentado ao governador Geraldo Alckmin sobre segurança cidadã. “Estamos trabalhando num projeto que leva o nome de 25ª Hora. Ele é mais uma experiência que acontece em alguns países, entre eles os Estados Unidos, que trata sobre a oficialização do ‘bico’ do policial e gera novas alternativas de aumentar a segurança da população”, adiantou.
Fonte: ramalhodaconstrucao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário