A notícia sobre as duas estações da linha Verde do Metrô dentro de Guarulhos confirma que nosso empenho, junto ao Governo do Estado, para trazer mais este transporte sobre trilhos para a cidade não foi em vão. A Secretaria de Transportes Metropolitanos, sensível às necessidades da população da segunda maior cidade do Estado, reviu o projeto inicial e conseguiu, tecnicamente, viabilizar um antigo sonho dos guarulhenses.
Desta forma, o Governo do Estado demonstra engajamento em um dos maiores problemas de Guarulhos, o transporte coletivo. Já a administração municipal, nas mãos do PT há 10 anos e meio, só jogou contra o Metrô em Guarulhos neste tempo todo. No ano passado, durante a campanha eleitoral, quando garantimos que era viável trazer o Metrô para a cidade, o prefeito candidato Sebastião Almeida bateu o pé garantindo que a linha não chegaria a Guarulhos antes de 2020. Ou seja, em vez de engrossar o coro em defesa de sua população, como é praxe entre os petralhas, jogou contra.
Mas o bom senso parece prevalecer. Independente de qualquer período eleitoral, os estudos solicitados por este deputado seguiram em frente e agora, culminaram, com a melhor notícia que o guarulhense poderia receber. A estação Dutra, que ficaria do lado paulistano da divisa entre os dois municípios, será construída ao lado do Internacional Shopping. Outra estação será na Ponte Grande. As obras de extensão desde a Vila Prudente devem começar no próximo ano e Guarulhos terá seu tão esperado Metrô em breve.
E não é só isso que o Governo do Estado está fazendo pelo transporte da cidade. Além de já operar o Corredor de Ônibus entre o Taboão e o Cecap, as obras para a ligação até o Tucuruvi já estão contratadas e vão começar em breve.
O Trem de Guarulhos, que ligará a Zona Leste da capital ao Aeroporto, com uma estação no Cecap, também já é uma realidade, com previsão de conclusão até o final de 2014. Ou seja, os graves problemas do transporte público de Guarulhos, diante da omissão da Prefeitura, que implantou um sistema que não funciona, serão resolvidos de fato por quem tem compromisso com a população de nossa cidade: o Governo de São Paulo.
Carlos Roberto é deputado federal, presidente da subcomissão de monitoramento das políticas de financiamento dos bancos públicos de fomento, com destaque ao BNDES, e industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário