segunda-feira, 27 de junho de 2011

Expresso Guarulhos terá estação no Cecap; trem ligará cidade à capital

Luiz Roiz
Da Redação

 A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) forneceu ao DG mais detalhes de seu pré-projeto do Expresso Guarulhos, ligação ferroviária entre a cidade e a capital, que tem como avalista o governador do Estado, Geraldo Alckmin. Depois de informar os custos (R$ 600 milhões) e o cronograma (conclusão no final de 2014), a empresa revelou que estuda a construção de uma única estação guarulhense na área do Parque Cecap, de onde os trilhos fariam conexão com as estações USP Leste e Engenheiro Goulart, na capital. Ainda de acordo com a CPTM, seria negociada com a prefeitura a construção de um terminal de ônibus urbano nas proximidades do atual Varejão, que atenderia os usuários com origem-destino em outras regiões de Guarulhos.

O prefeito Sebastião Almeida, por meio de sua assessoria, disse que só irá se manifestar oficialmente após ser informado pelo Estado sobre os detalhes do projeto.

A ideia do Expresso Guarulhos é antiga e vem sendo reivindicada pela cidade ao governo do Estado. Há duas semanas Alckmin anunciou o Expresso ABC, uma ligação similar para esses municípios da Região Metropolitana dentro de um pacote de obras estimado em R$ 6,3 bilhões.

Já em relação ao Expresso Aeroporto, ligação ferroviária entre o Aeroporto de Guarulhos, em Cumbica, e a capital, Alckmin disse que o governo do Estado espera a definição do projeto federal do TAV (Trem de Alta Velocidade), cujas propostas devem ser apresentadas em julho. O TAV, também conhecido como trem-bala, poderá ter composições com paradas em Guarulhos e outras cidades a meio caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, mas, segundo especialistas, sua construção poderá demorar mais de uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário