Sidnei Barros
Cerca de 350 fieis ajudaram na montagem do tapete na Paróquia de São Judas
Tapetes tomam as ruas de Guarulhos
Edilene Ribeiro
Pela primeira vez, inspirados pela fé, pela tradição e o trabalho em equipe, cerca de 350 católicos da Paróquia São Judas, no bairro dos Pimentas, entre eles, adultos, crianças e idosos, acordaram às 5h para confeccionar cerca de dois quilômetros de tapetes para celebrar Corpus Christi. Pela tradição, após a missa realizada para 700 pessoas pelo padre Francisco Gomes, os fiéis seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento. “As pessoas preparam estes tapetes em homenagem a Jesus Cristo. A procissão significa a passagem dele pelos tapetes e o povo segue nas laterais, adorando-o”, explicou o padre.
Segundo o religioso, a comunidade se dedicou durante um mês aos preparativos do tapete gigante. “Só de cal e pó de café utilizamos mais de uma tonelada. Além disso, juntamos pó de serra, tampinhas de garrafa e tinta para colorir a serragem”, contou.
Ao meio-dia, centenas de pessoas ainda estavam animadas trabalhando na confecção dos tapetes. “O mais bonito é ver as pessoas trabalhando em equipe e com dedicação desde as 5h. Tem o pessoal que colore a serragem, outros que desenham e aqueles que preenchem as figuras. Isso é a demonstração do carinho e reconhecimento que as pessoas têm pelo amor de Cristo.”
Satisfação e alegria motivam a participação
No meio de tantos fiéis, a dona de casa Margarete Medeiros, 46, com as mãos cheias de serragem, disse estar pela primeira vez na montagem dos tapetes. “Estou cansada, mas gostando muito. Sinto-me honrada em poder prestar essa homenagem”, declarou.
As crianças também se animaram com a confecção. Foi o caso das amigas Danielly, Rayane e Sabrina, todas com nove anos. Ambas estavam empolgadas em meio às tintas, desenhos e serragens. “A gente adora ver Cristo feliz e ainda é divertido participar”, falou Danielly.
Paróquia Santo Antônio fez tapete pela 1ª vez
Apenas quatro pessoas fizeram o tapete – com pouco menos de 300 metros – montado no estacionamento da Paróquia Santo Antônio, na Avenida José Miguel Ackel, Pimentas.
“Na quarta-feira, ficamos das 14h às 22h para confeccioná-lo. No ano que vem, vamos tentar fazê-lo na avenida”, contou a coordenadora de liturgia da paróquia, Zilda Borges.
Com a máquina fotográfica nas mãos, a aposentada Antonieta Maria, 73, registrava cada detalhe do tapete. “É lindo! Para mim, significa a presença de Cristo, a nossa força”, disse.
Fonte: www.folhametro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário