O governador Geraldo Alckmin, em diversas ocasiões na semana passada, anunciou investimentos e projetos para o setor de transportes em Guarulhos, ABC e região Oeste da Grande São Paulo.
Para Guarulhos, mais uma vez o governo estadual assegura que está levando adiante os estudos destinados à expansão do metrô e também à implementação de uma linha de trem metropolitano – o chamado Expresso Guarulhos – ligando o bairro paulistano do Brás até o Parque Cecap.
Já a região Oeste da Grande São Paulo deverá ser contemplada, de acordo com os planos de Alckmin, com um corredor de ônibus de mais de 30 Km entre o Butantã e o município de Itapevi, passando também por Osasco. O governador inclusive participou de um ato público que deu início às obras do primeiro trecho, com 5 Km.
O pacote de investimentos para o ABC foi surpreendente, com R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 5,2 bilhões apenas para melhorias na mobilidade urbana, como o Expresso ABC, linha de trem que vai da estação da Luz, no centro da capital, até Mauá, a modernização das composições que já servem a região, e a eletrificação do restante do corredor de trólebus São Mateus-Berrini. O governo estadual ainda promete estender o metrô da estação Tamanduateí até São Bernardo do Campo.
Algumas obras viárias também foram anunciadas. Neste quesito, destaque para a duplicação da rodovia Mogi-Dutra, entre a Ayrton Senna e a Dutra. O governador falou também na ampliação da Mogi-Bertioga, um dos principais acessos da Grande São Paulo ao litoral, e de obras na avenida Jacu-Pêssego, na capital.
As notícias são boas. Seja como for, nossa posição é clara: somos favoráveis a tudo o que beneficie a população. Venha do governo federal, estadual ou das prefeituras. É verdade, porém, que ainda falta detalhar cronogramas, orçamentos e fontes dos recursos na maior parte dos projetos anunciados. Por isso, desejamos que o governo estadual faça um debate democrático sobre as propostas. Em Guarulhos, por exemplo, precisamos que o metrô chegue até pontos importantes da capital, como a estação da Luz.
Alguns grupos insinuam que as obras tem interesse eleitoreiro de olho na disputa pelas prefeituras em 2012, uma vez que vão beneficiar municípios administrados pelo PT, como Guarulhos, Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Osasco e Itapevi. Torcemos para que isso não seja verdade. Aqui, o que realmente importa é a melhoria das condições de transporte para a população. Tomara que todas as obras anunciadas saiam do papel.
Fonte> www.dgnews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário