Saúde Participativa chega ao fim com 548 propostas e 452 delegados
Mais de 2.700 pessoas participaram da 4ª edição do Saúde Participativa, que teve sua última plenária neste sábado (18), no Presidente Dutra. O programa, que teve início no dia 14 de maio passado, contou com 16 conferências distritais realizadas nas diversas regiões do município, resultando na apresentação de 548 propostas e 452 delegados eleitos e indicados entre os seus pares para representar a cidade na 5ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece em Guarulhos nos próximos dias 1º e 2, no Teatro Adamastor Centro.
Ao todo, foram 1.260 trabalhadores da área e 1.444 usuários do sistema municipal de saúde. Dentre as 548 propostas apresentadas por eles durante as plenárias, 17 são consideradas prioritárias para serem debatidas e votadas na Conferência, sendo que todas elas foram reunidas em cinco temas: Redes de Atenção; Promoção da Saúde e outros setores da sociedade (intersetorialidade); Participação da comunidade e controle social; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Relação Público x Privado e Financiamento.
Almeida, acompanhado da cúlula da secretaria de Saúde, participou das assembléias
Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e diversas secretarias e coordenadorias, além de representantes das entidades de classe de profissionais do município, o Saúde Participativa busca identificar as prioridades de cada bairro, registrar reivindicações e debater ideias que servirão para orientar as ações nesse setor no próximo ano.
Confira abaixo as propostas prioritárias que serão objeto de debate e aprovação na 5ª Conferência Municipal de Saúde:
Água Chata - Construção de uma UBS no Parque São Miguel
São João - Construção de uma UBS no Jd. Lenize
Cabuçu - Médico endocrinologista e cardiologista para a região.
Vila Galvão - Obras de reforma e drenagem para evitar enchentes na UBS São Rafael.
Cumbica - Criação de mais um CAPS Adulto, Infantil e CECCO na região.
Ponte Grande - Isenção das tarifas de transporte público para os portadores de transtorno mental que precisam se locomover para tratamento.
Taboão - Implantação de uma UBS no Jd. Marilena.
Bonsucesso - Mudança da UBS Água Azul para um local de mais fácil acesso para a população.
Jurema - Construção de uma nova UBS Jd. Cumbica I - CAIC com melhoria e ampliação do espaço físico em relação à que já existe.
Pimentas - Implantação de uma Faculdade Pública de Medicina na cidade.
Continental - Construção de uma UBS em prédio próprio no Jd. Continental.
Lavras - Disponibilização de horário específico para o desenvolvimento de atividades de saúde mental com os Agentes Comunitários de Saúde, inclusive com atividades de hidroginástica.
Cocaia - Implantação de novas UBSs para atender a demanda da região.
Centro - Ampliação do Centro de Terapias Complementares, naturais e integrativas através de equipe multidisciplinar e implantação de terapias naturais nas Unidades Básicas.
Paraíso - Mais atenção na ampliação da UBS Belvedere, principalmente oferecendo estrutura para o trabalho dos ACSs.
Presidente Dutra - Revisão da Lei que fixa a necessidade de que ACS resida no bairro onde trabalha.
Criação de uma Faculdade Pública de Medicina na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário