domingo, 3 de julho de 2011

Guarulhos ganha novos ônibus

Guarulhos ganha novos ônibus e serviço de atendimento telefônico 24 horas

Mais 20 novos ônibus, da empresa Vila Galvão, irão entrar em operação no sistema de transporte coletivo, em substituição a veículos mais usados da viação. Assim que começarem a circular – encontram-se em processo de emplacamento e de regularização de documentação –, todos os 211 veículos da Vila Galvão estarão devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A previsão é que toda frota municipal de ônibus e micro-ônibus esteja adaptada até o final do ano.

A cerimônia de entrega dos novos ônibus ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) no Paço Municipal. O ato teve presença do prefeito Sebastião Almeida; do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira; do diretor da empresa Vila Galvão, José Roberto Yasbek; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação (Sindlotação), Cícero Augusto, conhecido como Mossoró; além de diversas outras autoridades.
“Estamos dando mais um importante passo no processo de implantação do sistema de transporte coletivo de Guarulhos. Implementar um sistema como esse em uma cidade como a nossa requer decisão política e muito trabalho. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. Permanecemos ainda na fase de implantação, o que significa que continuaremos ouvindo a população para realizar os ajustes que se fizerem necessários”, disse Sebastião Almeida.

NOVAS LINHAS – Além da apresentação dos ônibus, o prefeito comunicou a criação de três novas linhas: 436 – Aeroporto/Centro, 441 – Santa Paula/Santa Clara (via Taboão) e 494 – Lavras/Pimentas. Sebastião Almeida falou ainda da adaptação feita em outras duas: a 440 – Parque Santos Dumont/Centro (via Taboão) passa a circular normalmente e não mais somente nos horários de pico, e a ampliação até a Vila Carmela do itinerário da linha 812, que passa a cobrir o trecho Vila Carmela/Centro. Todas essas mudanças, promovidas a partir de sugestões das comunidades locais, passam a vigorar já nesta quinta-feira (30).
A confiança da Prefeitura no sucesso do Bilhete Único de Guarulhos é compartilhada também pelas empresas de ônibus. “Com essa entrega estamos cumprindo mais uma etapa do previsto no contrato que estabelecemos para operar no sistema. Acredito muito nesse processo todo e garanto que não iremos descansar até alcançarmos um padrão de excelência no transporte público”, conta José Roberto Yasbek.
SERVIÇO 24 HORAS – A cerimônia serviu ainda para anunciar o início do Disque Transporte e Trânsito. Trata-se de uma ampliação do modelo de atendimento telefônico montado no início das operações do Bilhete Único de Guarulhos. O serviço funcionará diariamente 24 horas por meio do número 2475-6996. O objetivo é estabelecer um canal direto com a população para receber sugestões e considerações sobre todos os serviços da Secretaria de Transportes e Trânsito.

Uma novidade é que haverá acesso rápido com a Central de Controle Operacional (CCO), o que agilizará a verificação e a busca por solução para as demandas apontadas. Será possível ainda gerar relatórios dos registros feitos, o que contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O Disque Transporte e Trânsito trará, entre outros itens, informações sobre os serviços oferecidos pelo Fácil Transportes e Trânsito, o sistema de transporte coletivo municipal (itinerários e horários das linhas de ônibus e micro-ônibus) e a Escola Pública de Trânsito (dúvidas sobre campanhas de trânsito, palestras e outras atividades educativas). O serviço também atenderá e encaminhará as observações da população em relação ao transporte e ao trânsito (pedidos de fiscalização, manutenção de sinalização viária, recursos de autuações etc.).
“Passamos a contar agora com um mecanismo de diálogo com a população. Todas as solicitações vão gerar um número de protocolo, que será respondido em um período máximo de 20 dias. Haverá plantão para que o serviço funcione nos finais de semana, feriados e no período da madrugada. O Disque Transporte e Trânsito e a entrega dos novos ônibus, todos devidamente adaptados, sinalizam que continuamos a transformar o setor de transportes. Posso garantir que o novo sistema que implantamos já deu certo. Basta ver que há muitos locais que antes não eram atendidos pela rede de transporte municipal e que agora estão contemplados. E as melhorias vão continuar como no caso, por exemplo, do ajuste de itinerários”, afirmou Atílio Pereira.
Fonte: jornalindependente.com.br

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