quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pai acusa erro de diagnóstico em mais uma morte no HMC

Marianna Falcão - Foto: Sílvio Cesar
Menina de dois anos de idade faleceu na madrugada da última sexta.Um mês depois da reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), uma nova morte foi registrada. Nicolly Pontes, de dois anos e meio, faleceu na última sexta-feira pela manhã, por volta da 5h. A UTI foi interditada em 1º de junho, após a incidência de 14 mortes de crianças no período de apenas 47 dias - entre abril e maio.

Nicolly ficou internada no HMCA desde às 21h desta quinta-feira com suspeita de meningite. No entanto, um suposto erro médico no primeiro atendimento que a criança recebeu no Policlínica do Jardim Paraíso pode ter provocado a causa da morte da menina, segundo afirma o pai da menina Expedito Flaciano Pontes, 34 anos.

"O primeiro médico que prestou assistência à minha filha no Pronto Atendimento do Paraíso disse que ela estava apenas com a garganta inflamada. Ela tomou um medicamento para baixar a febre e depois de duas horas tomou uma dose de bezetacil", afirmou.

Pontes afirma que a criança retornou para casa mas começou a apresentar reações, como manchas roxas no corpo. "Ela já estava com algumas feridinhas debaixo do braço, mas depois de um tempo notei que ali foi o primeiro lugar que começou a ficar roxo. Não passou nem duas horas e todo o corpo já estava coberto de manchas roxas".

Levada novamente para o PA Paraíso, Nicolly recebeu atendimento com um outro médico, que diagnosticou sintomas de meningite. Encaminhada para o HMCA, a criança foi acompanha pelo próprio médico do PA, que ainda comprou um remédio para tentar reverter a situação do quadro clínico.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a causa do óbito da criança foi meningite com meningococcemia, cuja evolução se apresenta subitamente e de forma fulminante, sendo que os sintomas iniciais são inespecíficos.

A pasta ainda esclarece que a paciente deu entrada na Policlínica Paraíso às 9h13 de quinta-feira, apresentando febre e exame físico normal. Retornou à policlínica às 20h30 do mesmo dia, momento em que foi diagnosticada a suspeita da doença e realizada a transferência imediata para o HMCA, onde veio a óbito às 5h15 desta sexta-feira.

Fonte:guarulhosweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário