segunda-feira, 30 de abril de 2012

Corredor Guarulhos-São Paulo (Tucuruvi) Trecho Tabão Será Inaugurado nesta quarta-feira

O Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) terá 32,3 km de extensão total e suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar os usuários ao sistema metroviário.

O Corredor foi concebido para reestruturar o transporte metropolitano na região com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado. Até 2014 estão previstos três trechos: Taboão - Cecap (3,5 km), Cecap – Vila Galvão (12,4 km), e Vila Endres à Ticoatira/Penha (6,5 km).



Mapa do Projeto do Corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi)

Os Terminais Metropolitanos de Ônibus Taboão e Cecap (em obras) se destacam na configuração do Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo não só pelo apoio à eficiência do Corredor, mas, principalmente, pela condição estratégica na reorganização das redes metropolitana e municipal de transporte coletivo por ônibus. Esses terminais, devido à sua função operacional, serão locais de concentração de linhas metropolitanas e municipais de transporte coletivo que atualmente estão com seus pontos finais localizados em ruas e avenidas do município de Guarulhos, causando, na maioria das vezes, incômodos aos moradores vizinhos e transtornos ao trânsito local.

Os dois terminais serão dotados de prédios administrativos e operacionais, plataformas com acessibilidade, sanitários para usuários, lanchonete e bicicletários, além de todo o sistema viário em pavimento rígido. Neles serão alocadas 22 linhas intermunicipais e 23 linhas municipais.

Nos três trechos, estão previstos oito terminais. Em parte do trecho Taboão - Cecap, entre o Terminal Taboão e a Parada Estação Ferroviária, também haverá uma ciclovia de 1,5 km de extensão.

Estágios do Projeto:
Trecho Taboão – Cecap – previsão de conclusão em 2012
Trecho Cecap – Vila Galvão – previsão de conclusão em 2013
Trecho Vila Endres – Ticoatira/Penha – previsão de conclusão em 2014
Dados Gerais

Extensão Total: 32,3 Km 

Demanda diária prevista (trechos Cecap-Vila Galvão e Vila Endres, Ticoatira): 250 mil pax/dia

Fonte:emtu.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário