sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vereadores vistoriam obras na UTI do Hospital Municipal da Criança

  08 de junho de 2011 • 20h03 • atualizado dia 09 de junho às 10h27.
Guilherme Kastner
Heloisa, diretora do HMC, e Silvana Mesquita
Vereadores vistoriam obras na UTI do Hospital Municipal da Criança
Silas Macedo
Da Redação
Os vereadores Zé Luiz (PT), Luiza Cordeiro (PCDB), e dois integrantes da Comissão de Higiene e Saúde, Silvana Mesquita (PV) e Jonas Dias (PT), realizam uma vistoria nas obras da UTI Pediátrica (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal da Criança (HMC). Na semana passada, o hospital foi interditado pela Justiça após a morte de 14 bebês.
A diretora do HMC Heloisa Helena Sampaio acompanhou um grupo formado por jornalistas da cidade. Durante a vistoria, Heloisa apontou as melhorias na unidade, entre elas a troca do piso, instalação de filtros biológicos (conforme apontamentos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado), diminuição de barreiras visuais, inclusive no isolamento da UTI, manutenção da rede gases (realizada pela empresa especializada White Martins) e demais pontuações.
Heloisa explicou que todos os equipamentos na UTI foram higienizados e transferidos para unidade intermediaria de cuidados, sala que antecede a unidade de tratamento intensiva.
Ela afirmou que as equipes da Proguaru tem trabalhado com afinco para cumprir o prazo de dez dias estabelecido para término das intervenções. As obras de reforma foram iniciadas no sábado (4).
A vereadora Silvana Mesquita disse que não identificou nenhuma irregularidade e afirmou que as obras estão caminhando normalmente.
“A diretora do hospital vai nos disponibilizar informações dos pacientes (bairro de origem, quadro de saúde inicial e causa da morte). Assim, poderemos identificar falhas no processo”, disse ela.
Os demais integrantes da vistoria também afirmaram que não foi identificado nenhum problema na reforma.
O vereador Jonas Dias questionou a diretora do hospital, diante da indisponibilidade de leitos na UTI, sobre qual o procedimento adotado no caso de novas demandas. Ela afirmou que a equipe do HMC está em prontidão para novos atendimentos, mas não respondeu quanto à transferência para outras unidades.
Na próxima segunda-feira, haverá uma reunião entre os vereadores da vistoria com o secretário Carlos Derman, às 14h, na Câmara Municipal (Rua João Gonçalves, 375, Centro), para dar andamento aos trabalhos de investigação da comissão.

Um comentário:

  1. Estes são os Vereadores da base aliada do Governo não fizeram nada a respeito antes e agora fazem vistoria depois das crianças mortas, espero mais desses que se dizem vereadores que foi eleito para legislar de defender os interesses da população Guarulhense.

    ResponderExcluir