08 de junho de 2011 • 20h03 • atualizado dia 09 de junho às 10h27.
Heloisa, diretora do HMC, e Silvana Mesquita
Vereadores vistoriam obras na UTI do Hospital Municipal da Criança
Silas Macedo
Da Redação
Os vereadores Zé Luiz (PT), Luiza Cordeiro (PCDB), e dois integrantes da Comissão de Higiene e Saúde, Silvana Mesquita (PV) e Jonas Dias (PT), realizam uma vistoria nas obras da UTI Pediátrica (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal da Criança (HMC). Na semana passada, o hospital foi interditado pela Justiça após a morte de 14 bebês.
A diretora do HMC Heloisa Helena Sampaio acompanhou um grupo formado por jornalistas da cidade. Durante a vistoria, Heloisa apontou as melhorias na unidade, entre elas a troca do piso, instalação de filtros biológicos (conforme apontamentos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado), diminuição de barreiras visuais, inclusive no isolamento da UTI, manutenção da rede gases (realizada pela empresa especializada White Martins) e demais pontuações.
Heloisa explicou que todos os equipamentos na UTI foram higienizados e transferidos para unidade intermediaria de cuidados, sala que antecede a unidade de tratamento intensiva.
Ela afirmou que as equipes da Proguaru tem trabalhado com afinco para cumprir o prazo de dez dias estabelecido para término das intervenções. As obras de reforma foram iniciadas no sábado (4).
A vereadora Silvana Mesquita disse que não identificou nenhuma irregularidade e afirmou que as obras estão caminhando normalmente.
“A diretora do hospital vai nos disponibilizar informações dos pacientes (bairro de origem, quadro de saúde inicial e causa da morte). Assim, poderemos identificar falhas no processo”, disse ela.
Os demais integrantes da vistoria também afirmaram que não foi identificado nenhum problema na reforma.
O vereador Jonas Dias questionou a diretora do hospital, diante da indisponibilidade de leitos na UTI, sobre qual o procedimento adotado no caso de novas demandas. Ela afirmou que a equipe do HMC está em prontidão para novos atendimentos, mas não respondeu quanto à transferência para outras unidades.
Na próxima segunda-feira, haverá uma reunião entre os vereadores da vistoria com o secretário Carlos Derman, às 14h, na Câmara Municipal (Rua João Gonçalves, 375, Centro), para dar andamento aos trabalhos de investigação da comissão.
Estes são os Vereadores da base aliada do Governo não fizeram nada a respeito antes e agora fazem vistoria depois das crianças mortas, espero mais desses que se dizem vereadores que foi eleito para legislar de defender os interesses da população Guarulhense.
ResponderExcluir