quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Com atraso, ETE Bonsucesso deverá ser inaugurada no dia 27

POR Lucas Pimenta.

Informação à reportagem dá conta de que falta uma autorização do Ibama para 
conclusão da segunda parte da obra.
Prometida para o aniversário da cidade, em dezembro do ano passado, e depois com prazos postergados para abril, junho e ainda agosto, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bonsucesso parece ter data de inauguração: dia 27 de agosto.

Pelo menos essa é a informação dos funcionários que trabalham na obra, que foi visitada, na tarde de ontem, pela equipe daFolha Metropolitana.
De acordo com um dos funcionários da ETE, que preferiu não se identificar, restam apenas detalhes para a conclusão e, por isso, mais da metade dos trabalhadores já foi dispensada.

Os outros funcionários, cerca de dez, que acertam os últimos detalhes, segundo o funcionário da segurança, trabalhariam somente até o dia 26, sexta-feira, já que a ETE seria inaugurada no dia seguinte. “Já está no fim. A inauguração é no dia 27. Todos já foram avisados e, agora, há poucos trabalhando”, disse.

Outro trabalhador da obra, identificado apenas como Ariel, disse que a ETE terá sua primeira parte entregue em 15 dias, restando apenas uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que outra parte, mais acima no córrego, também seja concluída, mas essa sem prazo. “Em 15 dias, no máximo, começa a funcionar. A outra parte ainda precisa de uma licença ambiental e deve demorar ainda”, disse.

Junto com a ETE São João, inaugurada ainda no ano passado, a de Bonsucesso tem investimentos de R$ 318 milhões do Governo Federal. A nova unidade beneficiará mais de 260 mil moradores e tem capacidade para tratar 20% do esgoto da cidade.

Fonte:folhametro.com.br

3 comentários:

  1. Como morador acho uma obra necessária e importante para cidade é um ponto para o governo do prefeito sebastião Almeida.
    Mais por outro lado o que foi feito com todo dinheiro que os guarulhenses pagaram por todos estes anos 80% de esgoto sobre o valor da água já que não tínhamos esgoto tratado na cidade? não seria o caso de devolver as pessoas? ou que este dinheiro pudesse ser usado de forma segura em recuperação dos córregos da cidade que foram maltratados todos estes anos. a presença de um defensor publico de coragem de abraçar esta causa em nome da população guarulhense.

    ResponderExcluir
  2. E muitos podem falar que já esta sendo feito algo neste sentido mais tudo que o governo esta fazendo para mim é muito tardio, como o plano diretor de resíduos, alguns córregos recuperados que ainda não chegou aqui no pimentas e Cumbica e muitas outras coisas que foram prometidos em 2008 e começa a sair do papel, mais o que foi prometido deveria ser realizado em 4 anos e não servir novamente de barganha para um novo mandato.

    ResponderExcluir
  3. Sou morador da Vila Isabel(região do Bairros dos Pimentas,moro 12 anos com o esgoto a céu aberto,sem tratamento,com mal cheiro em dias quentes, dengue e leptospirose, aranhas, escorpião ratazanas e outros.Pois é o esgoto que não era tratado em Guarulhos,mas o imposto era cobrado com taxas absurdas.Agora que na região vai ter uma unidade de tratamento de esgoto me pergunto será que a prefeitura vai cobrar isso mais caro pro contribuinte com suas taxas.No que isso vai beneficiar ou prejudicar a população guarulhense.

    ResponderExcluir